sábado, 18 de agosto de 2012

Moçambique/Guebuza assume presidência rotativa da SADC


17 agosto 2012, Portal do governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)

Maputo (AIM) – O Chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, é desde hoje o presidente da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), devendo liderar os destinos do bloco regional nas suas diversas esferas de crescimento até ao ano 2013.

Guebuza sucede, desta feita, o homólogo de Angola, José Eduardo dos Santos, que exerceu as funções até a data, mas para efeitos de passagem de testemunho enviou a Maputo o seu vice-presidente, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

No seu discurso de aceitação, como é praxe em ocasiões de género, Guebuza reafirmou que as infra-estruturas desempenham um papel de grande relevo no processo de integração regional, sendo neste prisma que deve ser visto o Plano Director de Infra-estruturas da SADC, objecto de debate na cimeira.

Com vista a dar continuidade aos trabalhos e reflexões em curso, a presidência moçambicana da SADC elegeu como lema para o período 2012/13: “Corredor de Desenvolvimento: Veículo para a Integração Regional”.
A escolha do lema deriva também do papel que os corredores assumem na cristalização da dimensão social do desenvolvimento e do processo de integração que os países do bloco regional, segundo Guebuza, almejam.


“Na verdade, a SADC defende que a integração regional não passará de um sonho a não ser que os povos da região determinem o seu conteúdo, forma e direcção, bem assim que se sintam seus agentes activos”, sublinhou o presidente.

Os corredores de desenvolvimento induzem o surgimento de pequenas e médias empresas, gerando assim mais oportunidades de emprego para os cidadãos, pois facilitam a circulação de pessoas e bens contribuindo para um melhor conhecimento dos cidadãos dos países membros.

“Por isso, o enfoque nos corredores vai traduzir-se na prestação de uma maior atenção sobre o que mais podemos fazer para acelerar os processos de facilitação da circulação de pessoas e bens pelas nossas fronteiras e pelos nossos países”, disse o presidente.

Na ocasião, o estadista moçambicano disse que a paz e segurança são factores fundamentais à viabilização dos corredores, como espaços de circulação de pessoas e bens, e como factores impulsionadores do processo de integração social e económica dos Estados.

Para o efeito, Guebuza prometeu trabalhar com o presidente do Órgão para a Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, visando o acompanhar os processos de prevenção, mediação e resolução de conflitos na região.

O novo presidente da SADC apontou como preocupação a situação prevalecente no leste da RDCongo e, para o efeito, prometeu a contribuição incondicional do seu mandato para que a paz e estabilidade sejam restabelecidas naquela região do país membro do bloco.

Guebuza reafirmou, por outro lado, o apoio do bloco para o alcance de uma solução para o diferendo que opõe a Tanzânia e o Malawi, apontando a necessidade de continuar a valorizar e a aprimorar o diálogo como mecanismo de busca e construção de consensos.

Em relação ao Madagáscar, país insular do bloco, suspenso na sequência do derrube em 2008 do presidente eleito, Marc Ravalomanana, Guebuza disse haver já um roteiro que levará o país às eleições em concertação entre os rivais políticos.

Nenhum comentário: