quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Angola premiada pelos esforços do Executivo na redução do analfabetismo

Luanda,15 dezembro 2011 (AngolaPress) – A Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura (Unesco) atribuiu a Angola o prémio internacional Krupskaia, em reconhecimento do sucesso obtido pelo país na redução de 70 para 34,4 porcento do índice de Analfabetismo, informou hoje (quinta-feira), em Luanda, o presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma.

O líder parlamentar prestou esta informação no discurso de abertura do workshop sobre “Que Estratégias para a Redução da Pobreza Através do Processo de Alfabetização?”, uma iniciativa da 6ª Comissão da Assembleia Nacional.

Segundo o responsável, a Unesco distinguiu Angola por ter desencadeado um vasto e participativo programa de combate ao analfabetismo, sobretudo a partir de 1978.
Resultante dos esforços do país, notou, nesse domínio, perto de sete milhões de pessoas foram alfabetizadas, das quais 55 porcento são mulheres.

Salientou que do passado a fase actual, a guerra, a crise económica e financeira internacional e a falta de senso populacional actualizado no país tem dificultado não só o processo, mas também o trabalho de inventariação das obras afins realizadas em Angola.
Presente no evento, o ministro da Educação, Pinda Simão, referiu que, além do Executivo, o processo de alfabetização conta também com a participação a sociedade civil, com destaque para as organizações Hoji-Ya-Henda e Deolinda Rodrigues.

Para o governante, os sete milhões de cidadãos angolanos alfabetizados estão preparados para contribuir na redução da pobreza e da fome e tem igualmente condições para melhorar as suas vidas por essa via.

Encerrado ainda hoje, durante a conferência houve a prelecção de temas como “”A contribuição da alfabetização no combate à pobreza”, “Os novos desafios da alfabetização” e “Mecanismos de cooperação e parceria”.

O evento reuniu responsáveis do Ministério da Educação, docentes, Ong, igrejas e deputados e foi realizado Comissão da Assembleia Nacional de Educação, Ciência, Tecnologia, Juventude e Desportos, Assuntos Religiosos, e Comunicação Social, cujo presidente é Castro Maria.

Nenhum comentário: