quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Moçambique/Indicadores macroeconómicos: Medidas correctivas já produzem efeitos

O governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, disse ontem, na cidade da Matola, que a estabilidade dos principais indicadores macroeconómicos, ao longo deste ano, resulta das medidas correctivas tomadas em 2011. No caso concreto da inflação, ela foi alinhada com as tendências mais apropriadas para a médio prazo o país continuar a crescer de forma sustentável.

1 dezembro 2011/Notícias

Ernesto Gove recordou que depois de em 2010 a inflação ter atingido 16,6 porcento e a taxa média anual 12,7 porcento, no presente ano observa-se uma persistente queda deste indicador, suportado por um metical mais robusto, cujos ganhos nominais eclipsam as flutuações elevadas registadas no ano passado.

“Estas medidas hoje revelam terem sido importantes e adequadas para a restauração da confiança entre os agentes económicos”, referiu Gove, falando na abertura das III jornadas científicas do Banco de Moçambique.

Na ocasião, Ernesto Gove caracterizou as jornadas científicas como uma importante ocasião de partilha de informação e análise técnica e especializada de matérias do complexo universo da teorização, concepção e implementação da política monetária.

Referiu que as jornadas científicas “representam mais um momento em que a nossa instituição se abre à opinião pública especializada, na dupla perspectiva de transmitirmos a nossa visão e recebermos contribuições que nos permitam calibrar a nossa actuação, na qualidade de Banco Central”.

Para o encontro foram levados a debate três temas, nomeadamente “O mecanismo de transmissão da política monetária: uma investigação do canal da taxa de juros em Moçambique”; “Algumas reflexões sobre as metas monetárias em Moçambique” e “Eficácia da regra de Taylor em Moçambique”.

Com efeito, o estudo apresentado ontem sobre o mecanismo de transmissão conclui que a taxa de juros de empréstimos bancários para a maturidade de seis meses e um ano reage aos impulsos da política monetária.

Enquanto isso, a pesquisa sobre a análise do regime de metas monetárias suscita algumas dúvidas quanto à viabilidade de se continuar a considerar a base monetária como variável instrumental na condução da política monetária.

Em relação à regra de Taylor conclui-se que a taxa de juro da facilidade de cedência é eficaz no alcance dos objectivos da política monetária, tendo em conta que conseguiu contribuir para a estabilização da inflação no período analisado.

As jornadas científicas do Banco de Moçambique foram institucionalizadas em 2008, obedecendo a uma periodicidade anual, como estratégia de comunicação com os parceiros públicos e privados e público em geral, no quadro das boas práticas governativas da instituição.

Nenhum comentário: