segunda-feira, 13 de julho de 2015

Angola e Cuba avaliam acordos

13 julho 2015, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Delegações de Angola e Cuba avaliam a partir de hoje em Luanda, com a chegada do Vice-Presidente do Conselho de Ministros daquele país latino-americano, Ricardo Cabrizas Ruíz, o reforço da cooperação bilateral.

A visita de quatro dias do dirigente cubano realiza-se cerca de dois meses após a deslocação a Havana do Vice-Presidente da República.
 
Manuel Vicente avaliou em Maio com as autoridades cubanas o estado da cooperação e
os compromissos assumidos pelos dois Governos em Junho do ano passado durante a visita do Presidente José Eduardo dos Santos a Havana.
 
Os dois países assinaram na altura um memorando de entendimento sobre a adjudicação até 2017 de obras públicas e de construção civil, principalmente na edificação, por Cuba, de aeroportos em Angola. 

Além de contribuir para o reforço da confiança necessária para o fortalecimento das relações de cooperação entre os dois Estados, a visita do Vice-Presidente da República a Havana serviu para rever questões imprescindíveis ao nível do relacionamento, como a dívida de Angola, agravada pela exiguidade de recursos financeiros devido à queda do preço do petróleo no mercado mundial. 

Outro assunto discutido por Manuel Vicente com o homólogo de Cuba foi a reaproximação entre aquele país e os Estados Unidos, anunciada formalmente no dia 17 de Dezembro, cujo ponto mais alto é a abertura no dia 20 da Embaixada de Havana em Washington. Os Governos dos Estados Unidos e de Cuba anunciaram formalmente no início do mês a decisão de restabelecer relações diplomáticas plenas e reabrirem as Embaixadas, terminando com mais de meio século de ruptura, tensões e desconfianças mútuas.
O Governo de Angola sempre condenou publicamente o embargo económico dos Estados Unidos a Cuba e no Conselho de Segurança das Nações Unidas, do qual é membro não permanente por dois anos, promoveu o debate sobre a situação.
 
Ricardo Cabrizas Ruíz, que esteve em Angola em Maio do ano passado, tem hoje uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e na quinta-feira é recebido pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente. O programa da visita inclui encontros com responsáveis de departamentos ministeriais dos sectores da Construção, Saúde, Finanças, Transportes, Energia e Águas, Educação, Ensino Superior e Defesa Nacional.

Ricardo Cabrizas tem também reuniões com o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, o chefe do Estado-Maior General das FAA, general Geraldo Sachipengo Nunda, e com o presidente do conselho de administração da Sonangol, Francisco de Lemos.


Nenhum comentário: