domingo, 12 de outubro de 2014

Moçambique/Campanha eleitoral encerra amanhã

Moçambique

A campanha eleitoral para as eleições gerais de quarta-feira termina oficialmente amanhã, em todo o país, seguindo-se na segunda e terça-feira, um período de reflexão de dois dias, antes do dia da votação.

Durante 45 dias, os candidatos à Presidência da República, os partidos políticos e coligações de partidos percorreram o país de aldeia em aldeia, divulgando os seus manifestos e pedindo às populações para que votem neles nestas eleições da próxima semana.

Concorrem para a Presidência da República, três candidatos, nomeadamente, Filipe Nyusi, apoiado pelo partido Frelimo,
Afonso Dhlakama, suportado pela Renamo e Daviz Simango, sustentado pelo Movimento Democrático de Moçambique.

Para a Assembleia da República e para as Assembleias Provinciais concorrem 34 partidos políticos e coligações de partidos, previamente autorizados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Durante a campanha eleitoral, que agora termina, os concorrentes fizeram várias promessas aos cidadãos visando conquistar o seu voto na próxima quarta-feira.

A Frelimo e o seu candidato presidencial falaram da renovação na continuidade para darem prosseguimento à luta contra a pobreza, consolidar a paz e a unidade nacional e criar o bem-estar para todos os cidadãos. A Renamo e o seu líder apregoaram mudanças no sistema de governação, acontecendo o mesmo com o Movimento Democrático de Moçambique e o seu dirigente.

Informações obtidas pelo nosso Jornal indicam que o candidato presidencial da Frelimo, Filipe Nyusi vai encerrar amanhã a sua campanha de “caça ao voto” na cidade de Maputo, enquanto o da Renamo, Afonso Dhlakama, poderá fazê-lo em Nampula. Daviz Simango é aguardado na cidade da Beira, igualmente para o fecho da sua propaganda eleitoral.

Para além destes eventos, manifestações públicas terão lugar em todas as localidades do país, para assinalar o fim da campanha eleitoral.

Depois deste exercício, os moçambicanos terão dois dias de reflexão, antes da votação de quarta-feira. Durante este período é expressamente proibida qualquer actividade que tenha como finalidade a obtenção do voto dos eleitores.

Por outro lado, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) espera, por seu lado, colocar até terça-feira, em todas as sedes distritais, todo o material de votação para ser distribuído pelas diferentes mesas de voto instaladas em todo o território nacional.

Ao país, continuam, entretanto, a chegar várias missões de observação eleitoral, com destaque para a União Africana, a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a Commonwealth e a União Europeia, entre outras organizações internacionais afins.


Nenhum comentário: