sábado, 4 de outubro de 2014

Moçambique e Angola/Isenção total de vistos pode estar para breve

30 Setembro 2014, Jornal Noticias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

Estão a ser concluídas as negociações para a assinatura em breve do acordo de isenção total de vistos entre Moçambique e Angola, abrindo espaço para a livre circulação de pessoas dos dois países.

A garantia foi dada ontem por Isaías Jaime Vilinga, embaixador cessante da República de Angola em Maputo, depois de se despedir do Presidente da República, Armando Guebuza.

Vilinga, que não precisou a data em que este acordo seria rubricado, garantiu que as negociações estavam já numa fase avançada e exemplo disso foi
o recente acordo assinado, semana passada, em Nova Iorque, para a facilitação de vistos em passaportes ordinários para empresários, diplomáticos e de serviço. O documento foi assinado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e o seu homólogo angolano, Georges Chikoti, à margem da 69.ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O embaixador Isaías Jaime Vilinga reiterou que tudo está a ser feito para que a circulação, entre os dois países, seja simplificada uma vez se tratar de dois estados “irmãos” e que partilham muitas coisas.

“A livre circulação entre Moçambique e Angola está para breve e os dois Governos estão a tratar disso”, garantiu Vilinga.

Sobre a cooperação entre estes dois países da África Austral, falantes da língua portuguesa, Isaías Jaime Vilinga considerou-a de exemplar e disse acreditar que os dois Governos farão tudo para as suas relações melhorarem cada vez mais.

Para o diplomata angolano, a assinatura do acordo de isenção total de visto só vai trazer ganhos para os dois países. “Queremos sobretudo facilitar a circulação dos cidadãos dos dois países e melhorar ainda mais as nossas relações”, disse o embaixador Isaías que deixa o país para ocupar o mesmo cargo no Reino da Suécia.

Nenhum comentário: