terça-feira, 19 de março de 2013

Financiamento externo do Orçamento de Estado de Moçambique baixou para menos de 30%


18 março 2013, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

A dependência externa de Moçambique no que se refere ao financiamento do Orçamento de Estado baixou para menos de 30% em 2012, afirmou o presidente da Autoridade Tributária (AT) citado pela imprensa moçambicana.

No decurso de um seminário sobre a execução da política fiscal, ocorrido sexta-feira passada na cidade da Matola, arredores de Maputo, o presidente da AT Rosário Fernandes adiantou que a dependência externa caiu mais de 10 pontos percentuais em alguns anos devido ao bom desempenho da colecta de impostos.

Desde a sua criação, em 2006, a Autoridade Tributária tem vindo a reportar a superação das metas de arrecadação de impostos tendo nos dois primeiros meses deste ano a colecta ultrapassado os valores previstos, o que faz adivinhar um desempenho estável para os restantes meses.

A AT arrecadou, em 2012, uma receita de 95,8 mil milhões de meticais (3,2 mil milhões de dólares), superando em 350 milhões de meticais a meta estabelecida para o ano, informou o presidente da instituição, Rosário Fernandes.

Em 2011, a AT arrecadou 79,2 mil milhões de meticais (2,98 mil milhões de dólares), o que faz com que a receita de 2012 tenha aumentado face à arrecadada um ano antes 16,3 mil milhões de meticais (cerca de 551 milhões de dólares) em termos reais. (macauhub)


Nenhum comentário: