quarta-feira, 2 de maio de 2012

Moçambique/Quadros angolanos e moçambicanos trocam experiências sobre alfabetização

30 abril 2012/Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz

Técnicos do Programa de Alfabetização e Recuperação do Atraso Escolar e da Associação Angolana para a Educação de Adultos (AAEA) estão, desde o dia 23 deste mês, em Moçambique, onde partilham experiências sobre o processo de alfabetização feminina em Angola e Moçambique.

A troca de experiências entre técnicos dos dois países de expressão portuguesa na África Austral está inserida num programa de alfabetização das mulheres em Angola e Moçambique, denominado Felitamo, financiado pela União Europeia e pela DVV internacional.

Os especialistas angolanos participam em encontros com técnicos da Direcção Nacional de Alfabetização e Educação de adultos (DINAEA), com quem analisam, entre outros assuntos, as oportunidades e barreiras na implementação de projectos ligados à alfabetização feminina nos dois países.

A coordenadora nacional do projecto Felitamo em Angola, Arlete Chicomo Lucas, considerou a partilha de experiências uma oportunidade de identificar os métodos e modalidades viáveis que possam proporcionar a sustentabilidade dos projectos iniciados por intermédio de doações internacionais. 

Arlete Chicomo Lucas mencionou o lançamento do Programa de Alfabetização Inclusiva, financiado pela Handicap International, que em Moçambique vai atender pessoas com deficiências, e o envolvimento das famílias no processo de alfabetização como grandes iniciativas que Angola pode copiar. 

O director nacional para a Alfabetização e Ensino de Adultos (DINAEA) de Moçambique, Laurindo Rafael Nhacune, defendeu a necessidade de Angola e o seu país partilharem experiências, sobretudo na formação de alfabetizadores, e adiantou que estão em funcionamento cinco institutos médios ligados a esta área. 

Para Laurindo Nhacune, Moçambique marcou deu significativos na luta contra o analfabetismo, graças aos esforços conjugados entre várias instituições, com destaque para a Universidade Eduardo Mondlane, que mostrou interesse em formar técnicos superiores nesta área até ao grau de mestrado.


Nenhum comentário: