terça-feira, 28 de setembro de 2010

Angola/Encontro sobre história nacional busca mais conhecimentos e ciência

Luanda, 28 setembro 2010 - A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, afirmou hoje, terça-feira, que o IV Encontro Internacional de História de Angola é um evento que procura buscar sempre mais conhecimentos e ciência ao encontro da história que deve ser erguida.

Ao fazer a abertura do encontro, que se realiza de hoje até ao dia 01 de Outubro do corrente ano, em Luanda, Rosa Cruz e Silva referiu que, apensar de algumas dificuldades, têm sido capazes de reunir um leque de diversos especialistas angolanos e estrangeiros que expressam a causa da História de Angola.

Segundo a governante, trabalhos de investigação científica sobre a cultura nacional tem sido feito pelo Ministério da Cultura que os orgulha e faz acreditar num futuro seguro quanto à implementação da política cultural recentemente aprovada.

“Assumida as responsabilidades do Executivo angolano nos esforços que visam justamente preservar a memória, lembremo-nos do projecto 'Valorização e divulgação das figuras históricas angolanas' de iniciativa presidencial, exercício que se vem realizando na sequência das orientações do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que diz que devemos lançar mão a obra e dar corpo ao programa que contamos com a participação de especialistas que estão envolvidos no dossier”, sublinhou.

Para Rosa Cruz e Silva, o IV Encontro Internacional de História de Angola constitui uma oportunidade ímpar para abordar o papel da memória e da história na construção da identidade como país e como nação.

“Os trabalhos anteriores animaram-nos a programar e realizar a presente edição. Desta feita pretende-se aprofundar questões inerentes a abordagem do papel da história e da memória na construção das identidades, a importância de construir a história nacional através do resgate da reconstituição da memória e a construção das identidades no problema actual da memória histórica angolana”, frisou.

A ministra explicou que o evento se realiza em vésperas das festas do 35º aniversário da Independência Nacional, tendo apelado, nesta ordem, os especialistas que redobrem os esforços na busca de um maior conhecimento sobre todos que se bateram para a libertação total do país.

Nenhum comentário: