terça-feira, 7 de abril de 2015

Moçambique/Presidente Nyusi lança celebrações dos 40 anos da independência

7 abril 2015, Jornal Noticias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

O Presidente Filipe Nyusi dirige hoje, na Aldeia Namatili, localidade de Nachitenje, posto administrativo de N’gapa, distrito de Mueda, em Cabo Delgado, a cerimónia do lançamento das comemorações do 40.º aniversário da independência nacional bem como da circulação da chama da unidade, que a partir de hoje percorre todos os distritos do país até que a 25 de Junho entre na capital, Maputo.

A povoação de Namatili, vai, por outro lado, acolher as cerimónias centrais do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, e a explicação da reunião de todas estas realizações, naquela parcela geográfica de Cabo Delgado, é o reconhecimento de que foi ali onde se travou uma das batalhas mais decisivas da luta armada de libertação nacional dirigida pela FRELIMO - Frente de Libertação de Moçambique.

Em Namatili, com efeito, foi travado a 1 de Agosto de 1974 o combate do qual não foi disparado nenhum tiro, tendo sido capturados 137 soldados da tropa colonial, que se renderam, e posteriormente entregues, por razões humanitárias, à Cruz Vermelha Internacional, facto que
a nível psicológico, diplomático e militar desmobilizou completamente o Exército invasor, dando indicações decisivas de que só as negociações para a autodeterminação pretendida pelo povo moçambicano constituíam a solução viável.

De acordo com o programa disponível, o Presidente da República vai depor uma coroa de flores no monumento erigido no local em memória aos heróis moçambicanos por ocasião do Dia da Mulher Moçambicana, para a seguir visitar o mural adjacente e lançar a primeira pedra para a construção de cinco casas para funcionários do Estado e ainda percorrer a feira agrícola e gastronómica instalada há dias na sede da Aldeia de Namatili.

O programa do estadista moçambicano leva-o depois ao local do comício popular, onde depois de orações de diferentes confissões religiosas serão lidas mensagens dos partidos políticos da oposição e do Partido Frelimo, bem como das diferentes organizações de massas a ele ligadas.

O acto solene do acender da chama da unidade pelo Presidente da República acontecerá por volta das 11.00 horas, seguido do início da marcha com a tocha acesa e, depois de alguns metros e em sistema de estafeta, transmitida ao representante da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional, passando em seguida para outras personalidades e convidados.

A chama da unidade partirá do Rovuma ao Maputo sob o signo “40 Anos da Independência: Consolidando a Unidade Nacional, a Paz e a Soberania”, com destino ao ponto seguinte. Informações colhidas pelo nosso Jornal indicam que até ao dia 10 ela terá percorrido toda a província de Cabo Delgado.

Filipe Nyusi chegou ao fim da tarde de ontem à vila de Mueda, não tendo feito nenhuma declaração à imprensa, tendo-se limitado a saudar as centenas de milhar de populares que o aguardavam no Aeródromo da Base Aérea local.

Pedro Nacuo

---------

7 abril 2015, Jornal Noticias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

Celebra-se hoje, 7 de Abril, o Dia da Mulher Moçambicana, cujas cerimónias centrais serão dirigidas pelo Chefe do Estado, Filipe Jacinto Nyusi, no povoado de Namatili, distrito de Mueda, província de Cabo Delgado
.
Com efeito, o Presidente da República vai depositar uma coroa de flores no monumento erguido em homenagem aos heróis moçambicanos. Para além de se laurear os heróis moçambicanos, várias outras actividades de carácter sócio-político e cultural-recreativo estão agendadas em todo o país.

Sob o lema “Mulher Moçambicana Luta Pela Paz”, o 7 de Abril é comemorado em tributo à heroína moçambicana, Josina Machel, que se destacou durante a Luta de Libertação Nacional pela sua coragem, dedicação e entrega na busca pela independência da mulher moçambicana.
A salientar que o 7 de Abril é o culminar das diversas actividades que nortearam o mês da mulher lançado oficialmente no passado dia 3 de Março, no distrito de Magude, província de Maputo.

Falando na ocasião, a secretária-geral da Organização da Mulher Moçambicana, Maria de Fátima Pelembe salientou que o mês da mulher recorda as diversas etapas que marcaram a vida das mulheres, sendo por isso motivo de reflexão sobre as conquistas alcançadas e os desafios que ainda prevalecem.

Entre os avanços destaque vai para a inserção da mulher em diversos sectores de actividades, havendo algumas que ocupam cargos de chefia, mais meninas nas escolas e com oportunidades para continuar com os estudos.

Contudo, algumas práticas culturais como os casamentos e gravidezes prematuras continuam a colocar a mulher numa situação de vulnerabilidade e consequente lentidão no desenvolvimento desta camada social.

Filipe Nyusi saúda mulher moçambicana
O Presidente da República, Filipe Nyusi, saúda toda a mulher moçambicana por ocasião do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, que hoje se assinala, tendo destacado que nesta data toda a naçãorecorda com nostalgia o desaparecimento físico da heroína JosinaMachel, nacionalista convicta, compatriota exemplar, combatente destemida edefensora de causas sociais.

Num comunicado recebido ontem na nossa Redacção, o Chefe do Estado considera que a data eterniza coragem e determinação assumidas pela mulher durante a Luta pelaLibertação Nacional e nesse contexto, Josina Machel imortaliza-se como referênciaincontornável no processo da auto-emancipação da mulher moçambicana, libertadados preconceitos sociais e das barreiras culturais enraizadas na sociedade.

“Na actualidade o legado de Josina Machel projecta-se na visão, clareza eperseverança da mulher engajada nos diversos sectores de actividade, contribuindono desenvolvimento do nosso país.O 7 de Abril deste ano reveste-se de importância especial por coincidir com ascomemorações do quadragésimo aniversário da nossa independência sob o lema (40 Anos de Independência: unidade nacional, paz e progresso) ”, lê-se no documento.

Nyusi refere ainda na mensagem que o lançamento da chama da unidade constitui um veículo para o reforço da unidade nacional, preservando a paz e solidariedade entre moçambicanos e a data deve constituir um momento de reflexão profunda sobre o papel quecabe a cada um no seu empoderamento para que saiba projectar e defender osseus próprios interesses.
“Hoje quero fazer uma justa e merecida homenagem à toda mulher moçambicana, docampo e da cidade. Endereço uma palavra de apreço e empatia à toda mulher, mãe,seja ela trabalhadora do sector formal ou informal, operária ou camponesa eeducadora de futuras gerações.Apelo a todos para que continuemos a trabalhar pela igualdade de direitos e de oportunidades entre o homem e a mulher porque não é um favor que se faz à mulher”, disse Nyusi na sua mensagem por ocasião do 7 de Abril.

FRELIMO felicita
POR ocasião do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, que hoje se assinala, o Partido Frelimo endereça a todas as mulheres do país calorosas saudações “pelo seu activo envolvimento em diferentes esferas de luta contra a pobreza e pelo progresso e bem-estar do nosso povo heróico”.
Numa mensagem enviada ontem à nossa Redacção, o Partido Frelimo congratula-se pela celebração de mais um aniversário do Dia da Mulher Moçambicana, numa altura em que esta se revela engajada na sua emancipação e participa activamente na agenda nacional do nosso país.
“A Frelimo saúda o envolvimento, sem par, da mulher moçambicana no movimento de solidariedade nacional para com as vítimas das enxurradas ocorridas recentemente no país e para com as vítimas da tragédia de Chitima”, refere a mensagem que recorda que “há mais de 40 anos que Moçambique se orgulha de ter um forte envolvimento da mulher em todas as frentes e cuja contribuição é inegável e imensurável na superação dos vários desafios enfrentados na construção da nossa pátria amada”.

O 7 de Abril é um dia de celebração da vida e obra da heroína nacional Josina Machel, é um dia de reflexão e de exaltação dos seus feitos, mas, ao mesmo tempo, consagra-se como um momento de lançar um olhar para o futuro, tendo em conta as oportunidades que despontam no horizonte para a mulher moçambicana aumentar e diversificar as suas acções de luta pela sua
própria emancipação e de uma crescente participação na luta contra a pobreza.
Para o partido dos camaradas, é olhando para aquilo que alcançou nas últimas quatro décadas que a mulher moçambicana, enquadrada na Frelimo e inserida na sociedade em geral, deverá inspirar-se para continuar a levantar bem alto o estandarte da unidade nacional, da cultura de paz e do bem-estar para todos os moçambicanos.

“Bem haja, mulher moçambicana!”, conclui assim, a Frelimo, a sua mensagem.

    

Nenhum comentário: